Aloha Spirit Niterói – Sucesso Total!!!

Encerrado neste domingo, 25 de setembro, o Aloha Spirit Niterói trouxe às praias de São Francisco e Itaipu, um colorido todo especial. As duas enseadas que já ajudaram a consagrar o município como Capital da Vela, sediaram neste final de semana (24 e 25/09), a última etapa do circuito Aloha Spirit Festival em 2022.

A programação incluiu competições das seguintes modalidades: natação em águas abertas, canoa polinésia, stand up paddle, prone paddleboard e surfski. De acordo com a organização do evento, participaram das provas cerca de 1.800 atletas de 16 estados brasileiros e de países como Argentina e Peru. O evento reuniu mais de 4500 pessoas em três dias nas arenas. 

O diretor do Aloha Spirit, João Castro, ressaltou a importância do festival na cidade de Niterói e elogiou a vista.

As provas de natação em mar aberto foram realizadas na Arena Itaipu, na Praia de Itaipu, na Região Oceânica. As demais provas e atividades paralelas, como yoga, shows, clínicas e palestras estão acontecendo na Arena Geral, na Praia de São Francisco.

 A programação do Aloha Spirit Festival 2022 teve início na sexta-feira (23) com uma sessão de cinema ao ar livre em São Francisco. As atividades prosseguiram até a noite com a entrega de kits de competição, troca de lixo eletrônico por brindes, oficinas educativas, aula gratuita de dança polinésia, show musical e um congresso técnico de canoa polinésia. Na sexta-feira, em Itaipu, aconteceu o projeto Vou de Canoa, com educação ambiental e vivência com a canoa polinésia. 

As atividades começaram cedo nas duas arenas. Em São Francisco, houve provas de canoa máster e amador; yoga aberta ao público; competições de stand up paddle; paddleboard e surfski. O dia terminou com a Festa Aloha Spirit. Em Itaipu, aconteceram as provas de natação em águas abertas em várias categorias.

Neste domingo (25), último dia do evento, a programação incluiu novas provas de natação em águas abertas em Itaipu. Em São Francisco, ocorrem novas provas de canoa polinésia e stand up paddle, além de sessões de yoga abertas ao público. 

Enquanto os atletas se aventuram no mar, diversas atividades acontecem em paralelo na areia: descarte de lixo eletrônico, exposição do Projeto Aruanã que faz o monitoramento de tartarugas marinhas na Baía de Guanabara e adjacências.

Medalhista de ouro no SUP Race nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, no Peru, a niteroiense Lena Guimarães Ribeiro também foi campeã no SUP Pró Técnico Feminino do Aloha Spirit Niterói.

É um esporte que a gente rema em pé na prancha, aqui no Aloha essa é uma prova bem dinâmica, onde são feitos muitos contornos de boias, com riscos de queda e o público pode ver bem de perto e nós atletas podemos ouvir bem a platéia”, disse.

Morador de São Vicente, litoral de São Paulo, o atleta André Paiva garantiu o primeiro lugar no SUP Pró Técnico Masculino e se surpreendeu ao chegar na primeira colocação.

Matéria: https://alohaspiritmidia.com.br/competicoes/aloha-spirit-niteroi-encerra-circuito-em-grande-estilo/